Ford 34: O que é, o que é…

... um pontinho verde no meio do deserto? É um Ford 34 Coupé transformado em hi-boy que circula pelos vastos desertos de areia de Las Vegas

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… um pontinho verde no meio do deserto? É um Ford 34 Coupé transformado em hi-boy que circula pelos vastos desertos de areia de Las Vegas

Texto: Vitor Giglio
Fotos: Ricardo Kruppa

Ford 34

Os modelos da Ford durante a década de 1930 eram muito sisudos. Com poucas curvas, os modelos da época eram extremamente formais e elegantes, mas deixavam a desejar no quesito empatia.

Pensando em desfazer essa máxima, um rodder norte-americano, que prefere não ser identificado, desconstruiu um modelo 1934 Coupé. Seu objetivo? Criar um hi-boy Frankenstein mais arrojado, com curvas mais contemporâneas e com potência suficiente para rasgar os quilômetros e mais quilômetros de desertos que existe no estado de Nevada.

Esse upgrade estético teve início a partir da nova carroceria, de lata, com teto solar. O teto, inclusive, foi rebaixado. Para-lamas e para-choques foram removidos, bem como o capô, originando o estilo hi-boy.

Ainda de acordo com a reestruturação visual, o Coupé teve sua suspensão rebaixada, por intermédio de um kit Super Beel de 4” em alumínio. Pneus de medidas 6.50×16 e 7.50×16 acompanham esta nova configuração.

Outro acessório incorporado ao projeto foi a lanterna. A original do modelo foi substituída por um modelo extraído do Chevy 1939.

Mad Max

Quem assistiu ao clássico longa metragem australiano, do final dos anos 80, sabe que alguns dos modelos utilizados no filme eram preparados para enfrentar as intempéries de um deserto hostil.

Nosso hi-boy surfa na mesma onda e teve seu conjunto mecânico inteiramente modificado. A começar pelo novo motor, um V8 390, oriundo de um Cadillac Series 1962.

Demais componentes, como câmbio TH 400, quatro carburadores Stromberg 97 e coletores Offenhauser Pacesetter 5024 também foram adicionados. As tampas de válvulas foram substituídas por modelos cromados.

Para ancorar tamanho ímpeto é utilizado um sistema de freio a disco, com quatro pistões com capa letada de alumínio polido. Coluna de direção e volante são reutilizados de um Ford Crestline 1951. No interior, o destaque fica por conta de instrumentação Vintage Stewart Warner.

No quintal de casa…

O modelo foi exibido, com destaque, durante o SEMA Show, que acontece em Las Vegas. Coincidência ou não, o hi-boy e seu proprietário são da mesma região do Deserto de Mojave onde fica a “capital do jogo e do pecado”.

Quem não conhece aquele velho ditado que diz que, o que acontece em Vegas, acaba nas páginas de Hot Rods…

VEJA TAMBÉM: Ford 1929 Rat Rod: V8 invocação do mal.

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