Versão duas portas de clássico recebe mecânica 2.0 GM, injeção eletrônica e rodas aro 18”; entusiasta decidiu fazer projeto próprio em vez de comprar raridade

Texto: Bruno Bocchini
Fotos: Ricardo Kruppa

Chevy Coupé 1933

A publicidade esbanja um dos fatores fundamentais para convencimento: o encanto. Agora, imagine uma peça publicitária que prevê a venda de unidades raras do modelo Chevy Coupé 1933 com 140 cv e injeção eletrônica. Para qualquer apaixonado por clássicos, a oportunidade instiga. Milton Fontes, 61 anos, empreendedor de São Paulo, sofreu esse “encantamento” ao observar um anúncio de uma empresa que faria encomendas do modelo. Mas como o entusiasta não tinha capital para investir na aquisição do carro decidiu fabricar a própria réplica. “Eu já queria ter um carro como o Chevy, mas não tinha o dinheiro para comprar naquele período de reservas do modelo, então decidi que faria meu próprio cupê. Isso foi em 2010”, comenta Milton.

A carroceria do modelo seguiu a recriação do cupê de 1933: três janelas em fibra de vidro. O chassi tubular foi desenvolvido especificamente para a réplica do Chevy, soldado pelo processo TIG com tratamento especial de pintura para evitar a ferrugem. “A ideia era manter a fidelidade do original, mas, claro, com uma estrutura leve”, garante Milton.

A suspensão para a réplica do Chevy recebeu, na dianteira, bandejas tubulares do modelo Ford Mustang II e, na traseira, um sistema four link com amortecedores coil over e regulagem de altura. “Como este é meu primeiro protótipo, resolvi que irei ficar com ele como vitrine e, por meio de encomendas, irei fabricar outros, pois já fabriquei os moldes e o gabarito do chassi e da suspensão”, explica.

Totalmente artesanal e comandado por Milton, o projeto somou ainda mecânica GM 2.0 8 válvulas flex do Astra e injeção eletrônica FT 400 da Fueltech. “Sou marinheiro de primeira viagem na construção de carros e não conhecia ninguém para me auxiliar, tudo foi difícil. Muitas coisas tive que refazer até acertar, mas diante da insistência acabei gostando muito desse projeto”, conta.

TRADIÇÃO E TECNOLOGIA

No interior, o modelo exibe linhas tradicionais com os instrumentos de velocímetro ao centro e marcadores de água e combustível. Os detalhes vão para o adesivo da bandeira norte-americana aplicado ao painel e o teto em veludo marrom. Para harmonizar, Milton optou por bancos de couro caramelo claro, com o mesmo tom da forração – assim como a coluna central (também forrada em couro). Um dos “mimos” que a réplica sugere está diante dos vidros – acionados por meio de comandos elétricos. Já o volante segue a linha old school da marca Summit.

A estética externa do Chevy 33 é revigorada pela pintura do tipo “saia e blusa” nas cores prata ‘escuna’ e azul ‘pacific’, além do friso vermelho que contorna a carroceria. Milton adaptou também as rodas aro 18” com pneus de medidas 235×50 atrás e 245×40 na frente. “Recebi muitos elogios. Ainda mais quando digo que eu o fabriquei e que não sou engenheiro, muito menos mecânico. Sou determinado e persistente porque a construção de um projeto audacioso como este eu comparo a uma ponte em que você vai andando e ela vai se quebrando atrás. Se parar você cai, perde tudo. O jeito é continuar e terminar o projeto. Fiquei muito contente com esse resultado”, comemora Milton.

Ficha técnica

Chevy Coupé 1933

Mecânica

Bloco GM 2.0 8 válvulas e injeção eletrônica FT 400 da Fueltech

Interior

Teto em veludo, bancos em couro claro, tapeçaria e forração em tom claro e couro, volante em inox da marca Summit, instrumentos originais, rádio AM/FM e botões para acionamento dos vidros

Exterior

Pintura do tipo ‘saia e blusa’ nas cores prata “escuna” e azul ‘pacific’, friso vermelho, puxadores cromados, rodas Wells aro 18” com pneus de medidas 235×50 atrás e 245×40 na frente.

Quem fez?

Chassi e carroceria – o proprietário, Milton Fontes (11) 2957-3400 e oficina Bergertec (19) 7802-2072; Mecânica e suspensão – Max Motor (www.retificamaxmotor.com.br); Fibra e molde – Personal Parts (www.personalparts.com.br); Tapeçaria – Leandro Interiores (11) 96838-8160 e aquisição de peças importadas – America Parts (www.americaparts.com.br).

VEJA O VÍDEO DESSE CHEVY AQUI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here